Tecnologia Ciência e Ética

Tecnologia, Ciência e Ética



De certo que o maior problema que a humanidade do século XXI enfrenta é o desenvolvimento tecnológico irresponsável e incontrolado.

Pois para além das fronteiras da investigação científica e do campo das suas aplicações tecnológicas é da existência e do futuro da humanidade que aqui se trata. Assim a solução dos problemas criados pelo desenvolvimento tecnológico não será nem de Natureza científica, nem de cariz técnico. A sua solução será sempre de Natureza filosófica.

Fala-se de ética quando estão em causa o bem e a felicidade da humanidade em geral. Assim, todo o príncipio que determine o desenvovimento da investigação científica e das suas aplicações tecnológicas, deve reconhecer a pessoa humana como um fim em si mesma e nunca como um meio ou instrumento de qualquer outra finalidade. Isto implica que a liberdade da investigação e da aplicação de novas tecnicas científicas suponha a responsabilidade e o respeito da comunidade científica , perante a humanidade como um valor incondicional. Apenas a moralidade, que ordene o respeito e a responsabilidade perante o Homem e Natureza, pode garantir que a liberdade de investigação e de transformação tecnológica não porá em risco o bem estar, a liberdade e a felicidade da pessoa humana no presente e no futuro. A questão dos limites éticos, sociais e politicos é recíproca da questão do direito à vida das gerações vindouras.

Fala-se de direito e de moralidade, mas o conceito que contudo é chamado por esta problemática é o de responsabilidade: por tudo aquilo que nos rodeia. Somos responsáveis pela Natureza e por tudo aquilo que ela nos oferece.

Muitos cientístas argumentam que os estudos científicos são neutros do ponto de vista moral e que os aspectos éticos e políticos só vêm ao de cima quando as descobertas científicas são utilizadas na prática pelos governos ou pela indústria.
Ao apresentarem este argumento, os cientistas eximem-se da crítica moral à sua actividade e sentem-se autorizados a prosseguir os seus programas de pesquisas, mesmo quando pareça evidente que o fruto de tal labor será provavelmente canalizado para fins moralmente odiosos.

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